Arquivo do blog

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Demonstração do Amor?

Atirou a bolsa na abertura do altar causando tanto barulho tilintante que todas as pessoas em volta se admiravam muito deste donativo tão generoso. Leg3C 10


Então, Francisco, o que te passou pela cabeça? O que pretendeste com uma demonstração tão aberta do amor? Há duas possibilidades de responder.

Uma refere-se à estrutura básica egoísta do nosso ser humano. Os psicólogos e sociólogos modernos sempre querem insinuar que realmente não há ações altruístas. Dizem que éramos desesperadamente egoístas; também o bem que fazemos só era feito porque assim podíamos construir o nosso ego. Assim, a ação generosa de Francisco não seria outra coisa do que uma expressão da sua necessidade de brilhar; vejam a minha generosidade, a minha capacidade de amor! O gesto da generosidade é invertido para o contrário. Se fosse assim, então Francisco teria de percorrer um caminho muito longo até se converter realmente em amante no espírito de Jesus. Francisco se encontraria ainda ante a sua conversão; estaria entregue à forma mais sublime da vida egocentrista.

A outra possibilidade pertence ao modo duma atitude profética. Como Jesus expulsou os negociantes do templo com grande estrondo e barulho, assim Francisco denuncia os hipócritas beatos e a sua mesquinhez. Como se pode pretender amar se dando tão pouco? O amor freado é uma contradição interna! Ou se dá – e então tudo, até a si próprio. Só dar alguma coisa – não é nada! O barulho que Francisco fez deveria então cair no abismo que está patente ainda no doador mesquinho. O seu eco seria tão alto que faria doer de maneira que aqueles, para os quais foi feita esta demonstração, sumir-se-iam de vergonha ou dariam uma grande esmola.

Perguntas
  1. O que dizes às duas possibilidades de interpretação?
  2. O que sentes quando fazes bem?
  3. Qual o papel do egoísmo quando dás alguma coisa a alguém?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 10 fev. 2009.

Um comentário:

  1. Gosto muito desse blog... a espiritualidade franciscana é otima...sinto muita paz quando entro aqui...

    Queria fazer uma parceria entre nossos blogs... eu ja te linkei no meu...da uma passada la.

    www.blogdalibertacao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Firefox