Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Outro Programa!

Certo dia, Francisco encontrou um leproso quando andava a cavalo perto de Assis. E,apesar de normalmente ter grande repulsa aos leprosos, obrigou-se agora a descer do cavalo, deu uma moeda ao leproso e beijou-lhe a mão. (Leg3C)
Às vezes, um passeio a cavalo ou a pé pode terminar completamente diferente. Encontros mais ou menos acidentais podem virar tudo dos pés para a cabeça. E uma pessoa volta para casa sendo outra.

Assim sucedeu a Francisco de Assis. Como de costume, vê um leproso a grande distância. Até então tinha sentido sempre um grande nojo por tais pessoas, não podendo nem suportar nem o aspecto deles e - distanciava-se deles.

Mas, desta vez, obriga-se e dirige-se diretamente a ele.

O que aconteceu para que Francisco se porte de maneira diferente desta vez? Aparentemente está programado de outra maneira como se diria hoje em dia. A frase anterior à citação acima feita, diz que houve uma oração que programou e marcou o seu interior de maneira diferente. Seja como for: de vez em quando temos de seguir outro programa, apanhar outra motivação, obrigar-nos, para não andar sempre pelos mesmos trilhos.

Obrigar-se! Lutar contra si próprio! Lutar contra o dia-a-dia, os hábitos! Contra a resignação e o marasmo! “Agere contra” – opor outra coisa, isto repetiram os autores espirituais sempre. Uma tese que quase não tem lugar na espiritualidade de bem estar dos nossos dias. Não admira que tudo fique na mesma e não avancemos em parte nenhuma.

Francisco fá-lo. Dirige o seu cavalo diretamente ao leproso, desce do cavalo e dá uma moeda ao leproso. Mais ainda: beija a mão do leproso!

Perguntas:
  1. Qual dos teus passeios não correu conforme ficou planeado? Há acontecimentos que te mudaram? Em que sentido?
  2. Quando te deixaste programar de outra maneira? Quando te obrigaste a fazer alguma coisa?
  3. O que dizes da tese “agere contra” – fazer qualquer coisa contra a tua própria pessoa?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox