Arquivo do blog

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Direta e espontaneamente: Amigo dos Leprosos

Poucos dias mais tarde pegou numa grande soma de dinheiro e foi ao hospital dos leprosos. Depois de ter unido todos deu a cada um deles uma esmola e beijou-lhes a mão. Quando saiu, aquilo, que anteriormente lhe parecia amargo, quer dizer, ver e tocar os leprosos, ficou convertido em felicidade. Pois o aspecto de leprosos foi-lhe tão nojento que não só nunca os quis ver e nem sequer aproximar-se das suas moradas. E se acontecia uma vez que passasse pelas suas casas ou os visse, virava sempre a cara e apertava o nariz com as mãos, embora se deixasse comover para mandar-lhes esmolas através de outra pessoa. Mas, pela graça de Deus, fez-se tão íntimo e amigo dos leprosos que, como testemunha ele mesmo no seu testamento, vivia entre eles servindo-os humildemente. (Leg 3 C 11)


O que tal encontro pode causar!

O encontro mais ou menos casual dum leproso modifica Francisco completamente: a paz interior que recebeu e a doçura que sentiu tão profundamente querem mais. Todo o gozo quer eternidade!

Assim vai ao asilo dos leprosos, junta todos eles, olha para as caras cheias de bolhas e pus de cada um, deixa que lhe chegue o cheiro, beija a mão a cada um. Quando anteriormente ficou comovido, mandou outra pessoa com algum dinheiro aos leprosos. Agora isto já não lhe é suficiente. Quer o encontro direto, tocá-los espontaneamente. Já não pode delegar os seus sentimentos, tem de construir uma relação pessoal, uma confiança íntima, mesmo uma amizade duradoura.

Mais ainda: começa a viver com os leprosos servindo-os.

Perguntas:
1. Como demonstro o meu amor
  • indiretamente? Como se verifica?
  • diretamente? Como se verifica?
2. O que poderia fazer eu / poderíamos fazer nós / para que os marginalizados, excluídos, pessoas à margem se aproximassem de nós?
3. Em que medida é possível uma amizade íntima, confiança?
Quais formas de vida comum com leprosos e de serviço conheço? Quais os meus respectivos sentimentos?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox