Arquivo do blog

terça-feira, 11 de outubro de 2022

A CRUZ SAGRADA É O SINAL DE CRISTO QUE NOS SALVA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,29-32)(10/10/22).


Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem, sejam bem-vindos e bem-vindas a nossa meditação diária. Infelizmente o farisaismo continua em voga com sua estratégia maligna, usando o mesmo veneno mortal com o qual crucificam o Senhor da vida, nos seus filhos e filhas. No passado pediram sinais extraordinários para crer; no presente, por conta do falso juízo, continuam negando o sinal da cruz de Cristo que recebemos. 

Meditemos com amor e atenção o pequeno sermão de hoje.

Caríssimos, quando nos deixamos levar por ideologias políticas de direita ou de esquerda, conceitos e preconceitos, deixamos de seguir o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, por confundi-lo com a mentalidade deste mundo. Por isso, são Paulo nos ensina: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,2).

No Evangelho de hoje "quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas." Ou seja, a fé não nasce de sinais e prodígios, porque é puro dom de Deus; e ao realiza-los o Senhor está cumprindo a missão que recebeu do Pai, libertar e salvar a todos que se aproximam Dele.

De fato, "ao longo de toda a história do Evangelho surge repetidamente essa questão provocativa, levantada sobretudo pelos escribas e fariseus, mas também pela multidão que facilmente se deixa influenciar por eles que são adversários de Jesus. Querem um "sinal" para crer, um sinal extraordinário segundo os próprios critérios e interesses."

No entanto, o Senhor jamais sede aos seus caprichos, pelo contrário, "em tais circunstâncias, Ele sempre frustra suas armadilhas e denuncia abertamente a falta de retidão, notando com tristeza que, enquanto os Ninivitas se converteram à pregação de Jonas, o seu povo, mesmo tendo a Ele que é muito maior do que Jonas, permanece duro de coração armando-lhe ciladas."

Portanto, caríssimos, como vimos, "aos que lhe pediram um sinal, Jesus respondeu: "Nenhum outro sinal vos será dado, a não ser o de Jonas". E qual é o sinal de Jonas? É Ele mesmo morto, sepultado e ressuscitado. Como Ele disse: "E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim." (Jo 12,32).

Destarte, "o Senhor Jesus é o grande sinal que Deus dá à humanidade, o sinal supremo da nossa salvação. Como cristãos, devemos estar conscientes de que recebemos um dom imenso e, portanto, sentir-nos depositários do único tesouro que enriquece à todos." (Anna Maria Cànopi).

Amados irmãos e amadas irmãs, a velha serpente continua com a mesma estratégia divisória, ou seja, dividir-nos para dominar e destruir as nossas almas, nos afastando do Senhor Jesus. 

E o pior é que muitos estão caíndo nessa armadilha, e com isso, usam o nome de Cristo em vão, lutando contra homens de carne e sangue quando deveriam fazer o contrário como nos ensina são Paulo.

Oremos: "Nós vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus aqui e em todas as vossas igrejas que estão no mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo." Que o Senhor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox