Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

"Seu trono real é o madeiro da Cruz!


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,31-35)(27/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, com tanta maldade neste mundo imaginem se Deus, nosso Pai, não estivesse no comando de tudo, certamente este mundo já teria sido destruído, e se tudo ainda está de pé é porque Ele estabeleceu um tempo para usar de misericórdia com todos a fim de que se convertam antes que venha o grande dia da sua justiça divina.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus sofre ameaças por parte de Herodes e manda lhe dizer: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém." 

Decerto, enquanto estivermos neste mundo sofreremos ameaças do inimigo de nossas almas, como afirma São Paulo na primeira leitura, mas o Senhor Jesus nos tranquiliza: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.

Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós."

Comentando a vitória de Cristo na cruz, disse o Papa Francisco: "Seu trono real é o madeiro da Cruz! Penso no que Bento XVI disse aos Cardeais: "Sois príncipes, mas de um rei crucificado". Esse é o trono de Jesus. Ele toma sobre si mesmo. Por que a Cruz? Porque Jesus toma sobre si o mal, a sujeira, o pecado do mundo, até mesmo o nosso pecado, de todos nós, e lava-o, lava-o com o seu sangue, com sua misericórdia, com o amor de Deus. 

Olhemos à nossa volta: quantas feridas o mal inflige à humanidade! Guerras, violência, conflitos econômicos que afetam aqueles que são mais fracos; sede de dinheiro, que ninguém pode levar consigo, têm de deixar para trás. A minha avó costumava dizer-nos, quando crianças: a mortalha não tem bolsos. 

Amor ao dinheiro, poder, corrupção, divisões, crimes contra a vida humana e contra a criação! E também - cada um de nós sabe disso e como sabe - os nossos pecados pessoais: a falta de amor e respeito por Deus, pelo nosso próximo e por toda a criação. 

E Jesus na cruz sente todo o peso do mal e, com o poder do amor de Deus, vence-o, derrota-o na sua ressurreição. Este é o bem que Jesus faz a todos nós no trono da cruz. A cruz de Cristo abraçada com amor nunca leva à tristeza, mas à alegria, à alegria de ser salvo e de fazer um pouco do que Ele fez naquele dia da Sua morte."

Portanto, caríssimos, só em pensar que o pesadelo do pecado deste mundo vai acabar para sempre enche o nosso coração de uma imensa alegria, pois o Senhor Jesus veio habitar no meio de nós para curar as feridas causadas pelos pecados nossos e de todos, por isso, precisamos nos manter em comunhão com Ele que nos dá a conhecer a vontade do Pai que nos deu o Seu Espírito e com Ele a vida eterna.

Amados irmãos e amadas irmãs, mesmo sabendo que estamos ainda no tempo da Misericórdia Divina, não podemos esquecer que é nesse tempo que nos preparamos para o dia do juízo final, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Disse ele ainda: "Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo.

O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras." (Ap 22,10-12).

Decerto, que essas palavras nos sirva de alerta, porque a qualquer momento o dia Senhor vai chegar, e quem estiver preparado nada tem a temer, bem como nos ensina são Tiago: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox