Arquivo do blog

sábado, 22 de outubro de 2022

SOMOS TESTEMUNHAS DE CRISTO À MEDIDA QUE VIVEMOS SEGUNDO O EVANGELHO...

 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,1-9)(22/10/22).


Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Em sua audiência (21/10/22) à uma delegação de administradores públicos franceses, disse o Papa Francisco: "O método democrático e representativo deverá permitir-lhes trazer à atenção das mais altas autoridades as aspirações e necessidades reais das pessoas da vossa área, longe de qualquer ideologia ou pressão mediática. 

As ideologias e a pressão da mídia arruínam a realidade: ideologias, porque a destilam e a fazem perder a sua identidade; e a pressão da mídia, porque a "manipulam" e a torna inautêntica na sua expressão."

Creio que essas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, soa universalmente, isto é, em todos os continentes, uma vez que a maioria vive sob o regime democrático, como em nosso continente.

Meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, a vida terrena é uma preparação para a vida eterna, isto significa que ainda não somos totalmente perfeitos, ou seja, estamos sendo podados para não sermos galhos estéreis na videira de Cristo, por isso, precisamos nos converter com a ajuda da sua divina misericórdia e do seu amor, porque sem essas graças não passamos de galhos secos.

Examinando a nós mesmos, quais frutos damos como ramos da Sua videira? Aqui, os frutos dizem respeito às virtudes do Espírito Santo que recebemos no batismo, como nos ensina são Paulo: "O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra essas virtudes não existe lei.

Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.
Não sejamos ávidos da vanglória." Ou seja, a nossa conversão é constante, em outras palavras, é a busca permanente da santidade sem a qual ninguém pode ver a Deus. (cf. Hb 12,14).

Com efeito, estamos vivendo um momento muito delicado por conta das manipulações de alguns líderes religiosos que misturaram a fé com ideologias políticas, afastando-se, com isso, do Evangelho de nosso Senhor Jesus. Tenhamos muito cuidado para não cairmos nessa silada do inimigos de nossas almas. 

Atentamente escutemos são Paulo: "E foi o Senhor quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Assim, não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro." Ou seja, deixemos fora da nossa fé toda e qualquer briga política com suas ideologias, repletas de interesses mesquinhos e egoístas, cujo único objetivo é dividir o rebanho de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Portanto, caríssimos, qual é mesmo a nossa missão neste mundo? Anunciar o Evangelho como a regra da vida eterna que nos leva à salvação; o Reino de Deus para o qual estamos indo, e a Cristo como nosso único Mestre e Senhor, fora disso, tudo não passa de lixo espiritual infestado de moralismo cego que deforma as almas contaminando-as com os escrementos do inferno.

Misericórdia Senhor Jesus, tem compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém! Assim seja!

Amados irmãos e amadas irmãs, mais uma vez escutemos São Paulo: "Na qualidade de apóstolos de Cristo, poderíamos apresentar-nos como pessoas de autoridade. Todavia, nos fizemos discretos no meio de vós. Como a mãe a acariciar os seus filhinhos, assim, em nossa ternura por vós, desejávamos não só comunicar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, porquanto nos sois muito queridos.

Vós sois testemunhas, e também Deus, de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos portamos convosco que crestes. Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis." (1Tes 2,7-8.10.13). 

Maran atá! Vem, Senhor Jesus!  

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox