Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

NÃO USAR O NOME DE DEUS EM VÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,10-17)(24/10/22)


Caríssimos, nós estamos sempre em relação, seja com Deus, com o próximo ou com nós mesmos; mas, atenção para não invadirmos a liberdade do outro impondo-lhe a nossa rigidez moralista na interpretação da Lei de Deus. É isso o que nos mostra a liturgia de hoje, em que a observância externa do sábado, por conta do moralismo farisaico, torna-se mais importante do que a libertação de uma mulher encurvada.

São Paulo na primeira leitura nos ensina como deve ser a nossa relação com Deus e com o próximo: "Irmãos, sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento – que é um idólatra – são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 

Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. Não sejais seus cúmplices. Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz." (Ef 4,32-5,8).

Decerto, é da vivência do Evangelho de Cristo que brota a salvação das nossas almas, como vimos nas leituras de hoje, em que a Sua Palavra apenas pronunciada liberta, cura e faz feliz quem a ouve. Por outro lado, quem a escuta para contesta-la cai imediatamente na hipocrisia do moralismo farisaico que nada encherga além da prática externa da lei. 

Portanto, caríssimos, nesse tempo de tanta agitação, mistura de política com religião, cujo único objetivo é o poder temporal; o vale tudo foi decretado, e o que mais vemos é a ação em larga escala do demônio da mentira, da calúnia, do ódio e da violência sem medida; de fato, aonde vamos chegar se deixarmos esses demônios governar? 

Destarte, o pior de tudo é que muitos estão usando o nome do Senhor Jesus em vão, porque Dele não apresentam absolutamente nenhuma virtude. É triste, mas infelizmente é isso o que estamos constatando.

Meditemos então com o Salmista: "Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte." (Sl 1).

Decerto, "Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox