Arquivo do blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

CUIDADO COM O APEGO AOS BENS MATERIAIS, ELE É VENENO PARA A ALMA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,13-21)(17/10/22).


Amados irmãos e amadas irmãs, o nosso viver neste mundo é o que fundamenta o nosso viver eterno, pois recebemos o Espírito Santo para viver segundo a vontade de Deus. Por isso, fiquemos certos disto: nenhum pecado faz parte da nossa prática de vida, como São João nos ensina: "aquele que afirma permanecer em Cristo deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,6)

Meditemos então com amor e atenção este Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, a nossa relação com os bens transitórios depende em muito da nossa relação com Deus por meio dos bens eternos que são as virtudes que Dele recebemos, porque tudo somente a Ele pertence. Por isso, querer se apossar do que não não é nosso, é perda de tempo e da vida, pois quem muito acumula nada leva deste mundo quando partir daqui.

Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus” (v.21). Esse é um aviso que revela o horizonte para o qual todos somos chamados a olhar. Os bens materiais são necessários - eles são bens! -, mas são um meio de se viver honestamente e em partilha com os mais necessitados. Jesus convida-nos hoje a considerar que as riquezas podem aprisionar o coração e destitui-lo do verdadeiro tesouro que está no céu.

Bem como nos ensina são Paulo: "Buscai as coisas do alto... voltai os vossos pensamentos para as coisas lá de cima, e não para as coisas na terra" (Col 3,1-2). Isto não significa distanciar-se da realidade, mas procurar as coisas que têm verdadeiro valor: justiça, solidariedade, acolhimento, fraternidade e paz, pois, todas essas virtudes constituem a verdadeira dignidade do homem. 

É uma questão de lutar por uma vida realizada não segundo o estilo mundano, mas segundo o estilo do Evangelho: amar a Deus com todo o nosso ser, e amar o nosso próximo como Jesus o amou, isto é, ao serviço e à doação de si mesmo. 

A cobiça dos bens, o desejo de ter posses, não satisfaz o coração, na verdade causa mais fome! Então, tenham cuidado! Porque somente o amor compreendido e vivido é a fonte da verdadeira felicidade; enquanto a busca imoderada de bens materiais e riquezas é frequentemente uma fonte de inquietação, adversidade, prevaricação, guerras. Tantas e tantas guerras começam por causa da ganância. 

Que a Virgem Maria nos ajude a não ficarmos fascinados com a segurança passageira dos bens materiais, mas a sermos diariamente testemunhas credíveis dos valores eternos do Evangelho."

Amados irmãos e amadas irmãs, escutemos atentamente o Senhor Jesus: "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?" (Mc 8,36-37). Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras." (Mt 16,27).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox