Arquivo do blog

sábado, 22 de outubro de 2022

MANTENDE A UNIDADE DO ESPÍRITO PELO VÍNCULO DA PAZ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,54-59)(21/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, são Paulo na primeira leitura, disse: "Irmãos, eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos." Ou seja, a unidade nos leva à caridade fraterna, frutos do Espírito Santo em nossas almas.

Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão de hoje. 

Caríssimos, o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo é o caminho perfeito que nos conduz ao céu, porém, somente se o seguirmos fielmente, caso contrário, não passamos de impostores falseando a verdade nele contida. De fato, não basta dizer que acreditamos se as nossas ações não corresponderem à verdade que professamos, pois, isso equivaleria reproduzir a mesma prática farisaica do tempo de Jesus.

Com efeito, seguir o Senhor pela porta estreita do Evangelho sem renunciar à própria vontade, é enganar-se a si mesmo e dar um falso testemunho Dele. São Paulo na primeira fala da construção do corpo de Cristo que só é possível mediante a caridade, fruto da unidade do Espírito Santo. Decerto, sem essa graça, tudo tende à perdição, pois onde existe divisão, Deus não se faz presente, e onde Ele não está só tem lugar para o maligno. 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus "disse às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?" (Lc 12, 54-57).

Com efeito, imaginemos este nosso tempo onde as tecnologias dominam os quatros cantos do mundo, onde quase nada passa despercebido, e no entanto, nunca se viu tantas falsas notícias, tantas guerras fratricidas, tanta corrupção e tanta maldade. Será que somos cegos assim, para não percebermos que tudo isso é obra do maligno tentando nos dividir e dominar? 

De fato, mais do que nunca precisamos levar em conta o apelo de São Paulo chamando-nos à unidade do Espírito pelo vínculo da paz, caso contrário, seremos destruídos nos deixando manipular e dividir pelo inimigo que tenta nos dominar e reinar sobre nós. E como estamos vendo, ele usa todas as armas nefastas difundindo suas mentiras e envenenado as almas com seu ódio, que nos leva à violência e a morte se o seguirmos. 

Portanto, caríssimos, enquanto ainda é tempo, clamemos ao Senhor Jesus, com temor e tremor, para que Ele nos liberte deste inferno no qual está mergulhada a nossa sociedade; e façamos esse clamor com a ajuda de Maria Santíssima e São José, para alcançarmos essa preciosa graça tão necessária neste momento difícil que estamos atraversando.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, Filho amado de Deus Pai, tu que nos deste a redenção pelo teu sacrifício de cruz; liberta das cadeias do pecado e do inferno, a porção da tua herança que se encontra no Brasil, terra da santa cruz, pois, precisamos urgentemente da tua presença libertadora para extirpar o espírito imundo de divisão que se encontra agindo em nosso meio como nunca visto antes.

E isso te pedimos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira da nação brasileira, e de São José, esposo virginal de Maria e teu pai virginal, e também pai de todos os filhos e filhas de Deus, presentes em nosso país. Amém! Assim seja! 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox