Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA SEM PECADO CONCEBIDA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,1-11)(12/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, certa feita disse são Francisco de Assis: "Nós somos o que somos aos olhos de Deus e nada mais." 
De fato, qual é o sentido de nossa vida neste mundo senão vivermos somente para Deus?

Por isso, devemos pensar muito bem o que dizemos e fazemos, pois, como nos ensina o Senhor Jesus: "Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado. (Mt 12,36-37).

Meditemos então com amor e devoção este Pequeno Sermão de Cada Dia. 

Caríssimos, a autenticidade da fé, segundo são Paulo, consiste em se deixar conduzir pelo Espírito Santo para realizar com precisão a vontade de Deus que nos dá a salvação: "Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne." (Gl 5,16). Ou seja, os apetites da carne, equivale à própria vontade com todas as tentações e pecados cometidos. 

Em outra parte diz são Paulo: "Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros." (Gl 5,13-15).

O Papa Emérito Bento XVI, comentando sobre a autenticidade da fé escreveu: "Jesus sublinha que é a qualidade e a verdade do relacionamento com Deus que qualifica a autenticidade de cada gesto religioso. É por isso que ele denuncia a hipocrisia religiosa, o comportamento que quer aparecer, as atitudes que buscam aplausos e aprovação. O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo ou ao "público", mas ao seu Senhor, com simplicidade e generosidade: "E vosso Pai, que vê em segredo, vos recompensará." (Mt 6,4).

Nosso testemunho será então cada vez mais autêntico quanto menos buscarmos nossa própria glória, e estaremos conscientes de que a recompensa dos justos é o próprio Deus, estando unidos a Ele, aqui neste mundo, no caminho da fé e, no final da vida, na paz e na luz do encontro face a face com Ele na eternidade. (cf. 1 Cor 13,12). (Bento XVI - Santa Missa e Imposição das Cinzas, 13/2/13).

Portanto, caríssimos, hoje a Igreja do Brasil celebra a Solenidade da sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e como estamos em época de eleição, vejamos quem se aproveitará deste momento para angariar votos sem ser realmente devotos da Mãe de Deus, mas, apenas se apresentando como se fosse. Infelizmente é isso o que ocorre, todavia, como verdadeiros devotos rejeitemos tal comportamento.

Destarte, tenhamos consciência de uma coisa, quem faz a vontade de Deus, fala a vontade de Deus, por isso, não engana ninguém, porque tem consciência que a vontade de Deus é amor, verdade, justiça, bondade, misericórdia e perdão, e quem não vive essas virtudes não pode se dizer cristão.

Amados irmãos e amadas irmãs, sabemos que haverá um juízo final em que todos seremos julgados, porém, antes que esse juízo ocorra, estamos no tempo do arrependimento e da misericórdia preparando-nos para esse dia.

De fato, conhecendo o quanto somos frágeis o Senhor Jesus usa de misericórdia para com todos, porque não quer que alguém se condene, mas que se converta e dê frutos para a vida eterna.
Certamente essa resposta cada um de nós precisamos dar, da sua parte as graças para isso não nos falta.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox