Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,18-21)(25/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, na liturgia de hoje o Senhor "Jesus explica porque é que às vezes o Evangelho parece desaparecer do mundo, porque é que parece que as ideias contrárias prevalecem sempre, que afinal a luz de Cristo, a luz da sabedoria e do amor se tornam como que invisíveis, inalcançáveis. 

É porque, como Ele nos ensina, tudo é como uma semente de mostarda, a mais pequena de todas as sementes, por isso está lá, o importante é que está lá, de modo que, mais cedo ou mais tarde irá crescer, e isso acontece no coração de cada um de nós. 

Sabemos como o bem é delicado, por isso, pode ser realmente sujeito a ataques intermináveis. No entanto, diz Jesus, esta semente de mostarda tornar-se-á uma árvore forte e grande na qual os pássaros do céu vêm fazer os seus ninhos. 

De fato, o Senhor Jesus quer dar-nos esta certeza, porque só com ela no coração é que podemos avançar, mesmo quando tudo parece desvanecer-se, quando tudo parece chegar ao fim, quando parece que a esperança é realmente um cintilar ardente, como diz Jesus. Acreditamos na Sua palavra, acreditamos que o Reino dos Céus é mais forte do que qualquer ataque adversário." (Pe Fabrizio Centofanti).

Meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, olhando o alvoroço e a desordem presente neste mundo, se não nos firmamos na certeza de que "tudo é possível ao que crer", facilmente desanimamos e perdemos a esperança de que haverá uma grande transformação neste mundo. Ora, não somos frutos do acaso, mas sim, criados "à imagem e semelhança de Deus" e por Cristo tornados seus filhos e filhas. 

Por isso, de uma coisa fiquemos certos: o mal jamais triunfará sobre o bem, porque o mal é destrutivo; enquanto que o bem permanece para sempre; o ódio jamais vencerá o amor, porque no ódio não existe paz alguma; enquanto que o amor é a fonte da paz infinita. A mentira jamais triunfará sobre a verdade, porque a mentira é uma prática perversa que leva à morte eterna; enquanto que a verdade liberta sempre e nos conduz para o céu.

Portanto, caríssimos, em meio a todo esse desassossego que estamos vivendo, quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo, vence todas as batalhas contra o maligno, porque sabemos que ele está por trás de tudo isso, ainda que queira parecer que não. No entanto a fé, a esperança e a caridade, frutos do Espírito Santo em nossas almas, são tão infinitamente potentes que nada as poderá vencer. De fato, Deus é Deus e ninguém pode nada contra Ele. 

Destarte, podemos até não entender o porquê de tudo isso, mas para quem ama a Deus sobre todas as coisas e se deixa amar por Ele, como nos ensinou nosso Senhor Jesus Cristo, basta confiarmos no seu amor e permanecermos fiéis até o fim para ter dele a certeza de que tudo isso vai passar e dará lugar à felicidade eterna reservada para aqueles que o amam pela obediência aos seus santos mandamentos.

Amados irmãos e amadas irmãs, escutemos atentamente a Palavra do Senhor: "Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve." (Mt 11, 25-30).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox