Arquivo do blog

domingo, 16 de outubro de 2022

O ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA FAZ TODA DIFERENÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,8-12)(15/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, quanto do nosso tempo realmente damos ao Espírito Santo para que Ele nos ensine tudo a respeito de Cristo e da nossa salvação (cf. Jo 14,26)? Será que estamos fazendo o silêncio interior necessário para ouvi-lo ou não temos tempo para isso?

De fato, caso não correspondamos ao que Ele nos ensina, dificilmente cumpriremos a nossa missão de testemunhas da Ressurreição de Cristo, o Filho de Deus vivo. 

Meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, a presença do Espírito Santo em nossas almas faz toda a diferença, é Ele quem nos ensina a rezar e como rezar, é Ele quem nos revela o Senhor Jesus e nos faz encontrar o Pai na intimidade da nossa oração; é Ele ainda quem nos conduz ao verdadeiro anúncio da presença de Cristo neste mundo. Ou seja, o Espírito Santo tem como missão no Novo Testamento ser o pedagogo (condutor) da evangelização.

Na primeira leitura são Paulo em três versículos faz uma síntese trinitária da nossa salvação: "Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 

Que Ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder Ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente." (Ef 1,17-19). Ou seja, quão imensas são as graças que nos foram dadas. 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus." (Lc 12,8-9). E depois desse ensinamento revela que o pecado de blasfêmia contra o
Espírito Santo não tem perdão.

Com efeito, o primeiro entendimento desses ensinamentos é que a nossa vida neste mundo é como um livro com as páginas em branco onde nelas escrevemos a nossa história de vida a cada instante para depois ser lida na sua presença do Senhor Jesus tendo como testemunhas os anjos de Deus. 

Desse modo, se a nossa vida for um testemunho vivo da presença de Cristo neste mundo, seremos recebidos na felicidade eterna no seio da Santíssima Trindade com todos os seus anjos e santos. Caso contrário, se o nagarmos por meio dos nossos pecados, também nos será negada a graça da felicidade eterna.

Um outro entendimento é o de que recebemos no batismo o Espírito Santo para nos instruir e formar na justiça de modo que o nosso testemunho de Cristo seja autêntico. Se, porém, não o ouvirmos e ainda fizermos pouco caso Dele menosprezando a sua presença em nossa vida, isso significa o mais grave dos pecados para o qual não tem perdão.

Portanto, caríssimos, a nossa missão de ser testemunhas de nosso Senhor Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo, requer de nossa parte entrega total, amor incondicional, obediência perfeita, pois, somente assim faremos verdadeiramente a vontade do nosso Pai celestial.

Amados irmãos e amadas irmãs, viver em oração é viver em comunhão com Deus para realizarmos a sua Santa Vontade; mas para isso precisamos calar em nossas almas as vozes da mentalidade deste mundo a fim de que elas não interfiram na nossa comunhão com Deus, porque somente assim teremos um discernimento perfeito.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo nos mantenha em silêncio na sua presença. Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox