Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

CUIDADO COM O VENENO MORTAL DAS IDEOLOGIAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,47-54)(13/10/22)

Amados irmãos e amadas irmãs, a incoerência é genitora da hipocrisia e por consequência das ideologias, porque diz professar a fé que não vive, e caindo sempre em contradição.

De uma vez por todas precisamos nos afastar desse antro de perdição como nos ensina são Paulo: "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil.

Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te! (2Tm 3,1-5).

Ou seja, são Paulo descreve exatamente o que está acontecendo em nossos dias. Meditemos então com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, existe um abismo intransponível entre a fé que professamos e as ideologias que estão no mundo, por isso, muita atenção para não misturar fé com ideologia, porque essa mistura cega as almas levando-as ao ódio, à violência e ao afastamento de Deus. Quem vive envenenado pelas ideologias políticas ou outras, perdem a paz e todas as graças.

Na primeira leitura são Paulo nos ensina que a verdadeira fé é isenta da insensatez humana presente nas ideologias: "Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência." (Ef 1,3.7).

No Evangelho de hoje "disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos." (Lc 11,47-48). "Essas palavras sublinham como a história, com os seus fatos concretos e claros, nada ensinou de bom, razão pela qual Jesus dirige duras repreensões aos doutores da lei.

Com efeito, eles construiram memoriais aos profetas mortos pelos seus antepassados, porque eles proclamavam a Palavra de Deus. Pior ainda, arrogam-se o direito exclusivo de explicar as escrituras e interpretar a vontade de Deus. Isto leva-os a não verem em Jesus o maior dos profetas. A sua culpa é que não só não reconhecem Jesus, como também impedem o povo de o reconhecer. Os doutores da Lei preferem a sua sabedoria humana à sabedoria de Deus manifestada em Jesus. 

Quando a fé passa através do alambique racional, lembra-nos o Papa Francisco, torna-se uma ideologia. Nas ideologias não há Jesus, não há a sua ternura, o seu amor, a sua mansidão. As ideologias são rígidas, sempre. Se alguém se torna discípulo de uma ideologia, já não é discípulo de Jesus, perde a fé. Ser discípulo significa não dificultar a ação do Espírito, que faz sempre novas todas as coisas." (Mons Angelo Spina).

Portanto, caríssimos, quem segue o Senhor Jesus não se deixa envenenar pelas ideologias, ao contrário, as rejeita prontamente porque discerne claramente a presença do espírito imundo de divisão. Por isso, nos ensina são Paulo: "Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." (Ef 4,3-4).

Amados irmãos e amadas irmãs, sem a vida de oração, sem a meditação da Palavra e a sua prática facilmente nos deixamos envolver por esse turbilhão de falsas informações e de todo tipo de violência principalmente a violência verbal, e com isso, nos afastamos de Cristo para seguir a mentalidade perversa das ideologias e seus autores disfarçados de enviados de Deus. 

Como disse são Paulo: "Dessa gente, afasta-te!" De fato, os que vivem mergulhados no veneno mortal das ideologias jamais aceitam serem contestados.

Senhor Jesus, Filho amado de Deus Pai, tende misericórdia de nós porque somos pecadores. Dá-nos a graça da conversão pela intercessão da Virgem Maria e de são José seu castíssimo esposo. Amém! Assim seja! 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox