Arquivo do blog

sábado, 22 de outubro de 2022

A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ PEDIDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,39-48)(19/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, "a primeira virtude que o Senhor exige do servo é a fidelidade. Foi-lhe confiado um grande bem, que não lhe pertence. A Igreja não é a nossa Igreja, mas a sua Igreja, a Igreja de Deus. O servo deve prestar contas de como administrou o bem que lhe foi confiado.

O Senhor traça com poucas linhas uma imagem do servo malvado, que começa a se divertir e bater nos funcionários, traindo assim a essência de seu ofício. Em grego, a palavra "fidelidade" coincide com a palavra "fé". A fidelidade do servo de Jesus Cristo consiste também precisamente no fato de não procurar adaptar a fé ao modismo do mundo. Somente Cristo tem palavras de vida eterna, e são essas palavras devemos levar ao povo." (Bento XVI).

Meditemos com amor e até atenção este Pequeno Sermão de hoje. 

Caríssimos, não pensem que somos os donos da vida e de tudo o que lha proporciona, não verdade, haveremos de prestar contas a Deus, verdadeiro autor e Senhor da vida e de todas as coisas. De fato, ninguém escapa do seu juízo, principalmente aqueles que desdenharam e fizeram pouco caso da sua divina misericórdia. 

Pois, ao permitir que sacrificassem Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que nos salvasse, e mesmo assim ve-lo ser desprezado, agredido e vilipendeado pelos muitos pecados praticados neste mundo, o que podemos esperar? A resposta a essa pergunta se encontra na última frase do Evangelho de hoje: "A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48).

Mas, quando isso se dará? Quando menos esperarmos como disse o Senhor Jesus nesse mesmo Evangelho: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. (Lc 12,39-40).

Com efeito, são três as atitudes do servos fiéis ao Senhor Jesus e à missão que Dele receberam: a oração vigilante que os prepara por meio do diálogo e da escuta atenta a fim de realizar a vontade do seu Senhor; a convicção de que a obra a ser realizada não lhes pertence, porque somente Deus é o Senhor de tudo, por isso, exige todo empenho e determinação, para que todos obtenham a salvação.

E por último, afastar-se do mundo e de tudo o que não diz respeito à missão salvífica que receberam, pois sabem que as atrações enganosas do maligno se faz presente largamente em todos os meios de comunicação que os distrai lhes tirando a atenção das recomendações recebidas, perdendo, com isso, o tão precioso tempo que deveria ser aproveitado somente em prol da missão.

Portanto, caríssimos, quem espera em Cristo nunca se decepciona, porque por Ele foi derramado em nossos corações o Espírito Santo, Paráclito, que nos defende e nos livra de todo o mal espalhado pelos ares como nos ensina são Paulo: "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.

Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares." (Ef 6,10-12)

Amados irmãos e amadas irmãs: "As Palavras do Senhor Jesus, são o bem mais precioso que nos foi confiado. A fidelidade às suas palavras não tem nada de estéril e estático; ela é criativa. Fidelidade não é medo, mas é inspirada pelo amor e seu dinamismo. O Senhor elogia o servo, que fez com que seus bens dessem frutos. 

Decerto, a fé exige ser transmitida, pois, não nos foi dada apenas para a nossa salvação pessoal, mas para todos, para este mundo e para o nosso tempo. Por isso, devemos semea-la, para que se torne uma força viva nele; para aumentar a presença de Deus nele." (Bento XVI)

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox