Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,22-30)(26/10/22)


Caríssimos, depois da primeira vinda de Cristo, e após o nosso batismo, passamos a viver uma relação salvífica com Deus no mais íntimo de cada um de nós, e isso é fruto da observância da Lei, que como boa pedagoga, conduziu 
o povo eleito a fim de que recebesse o Senhor Jesus. No entanto, como vimos, nem todos o acolheram, e aqueles que o rejeitaram, o crucificaram, como ocorre ainda hoje. 

Convém lembrar estas palavras do Senhor Jesus: "Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore." (Mt 12,33). Ou seja, quem segue verdadeiramente o Senhor dá sempre frutos de salvação, porque são repletos do seu amor e das boas obras que os acompanham.

Por isso, é preciso tirar do nosso coração toda e qualquer paixão política, discurso moralista ou fundamentalista, que só divide e cega, tornando extremista religioso quem se veste da capa dos pretensos "valores inegociáveis", quando, na verdade, estão profanando a fé, como nos ensina o Profeta Jeremias: 

"Eis o que diz o Senhor: "Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor! Assemelha-se ao cardo da charneca e nem percebe a chegada do bom tempo, habitando o solo calcinado do deserto, terra salobra em que ninguém reside. (Jr 17,5-6).

No Evangelho de hoje: "Alguém perguntou a Jesus: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. Ou seja, a "porta estreita" da obediência, do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Com efeito, quem pensa salvar-se metendo-se em intrigas políticas, desavenças, violência, agressividade, falsas acusações, sem sombra de dúvida, essa não passa da porta larga da perdição, e quem entra por ela tem um triste fim.

Portanto, caríssimos, escutemos com atenção estas palavras de São Paulo: "Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.

Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,
idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" (Gl 5,16-17.19-21).

Destarte, a oração, a escuta atenta e a prática da Palavra de Deus, é o que nos faz entrar pela porta estreita da salvação, seguindo o Senhor Jesus iluminados pelo Espírito Santo; e não a partidos políticos ou quem os comandam.

Amados irmãos e amadas irmãs, votar é preciso, não podemos nos omitir, mas jamais movidos por pensamentos vãos, desordenados e estranhos, pelo contrário, é preciso discernirmos claramente sem a influência dos conceitos preconcebidos e fora de contexto, por isso, sigamos o que nos ensina São Paulo:

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,2). 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox