Arquivo do blog

sábado, 8 de outubro de 2022

PALAVRA DE VIDA ETERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,27-28)(08/10/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, São João no seu Evangelho escreveu: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens." (Jo 1,1.3).

De fato, nascemos, vivemos e morremos naturalmente, no entanto, jamais responderemos por nós mesmos à estas perguntas: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos? Decerto, esse é o grande mistério que Deus nos dar a conhecer por seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditemos, então, com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje. 

Caríssimos, no Evangelho de hoje "enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Ou seja, quem ouve a Sua Palavra e se deixa conduzir por ela tem a vida eterna.

Com efeito, essa mulher é muito sincera em sua expressão, mas não corresponde ao grande mistério da presença de Cristo no mundo, pois o restringe apenas ao âmbito familiar, e não o revela como Salvador da humanidade. De fato, Ele é o Verbo de Deus que se fez carne no ventre de Maria, que por sua vez o ofereceu para a salvação de todos.

Decerto, "a felicidade não diz respeito ao contato físico nem apenas à pertença familiar, mas a uma disposição de fé, atenta à Palavra de Deus. Cada um de nós tem a possibilidade de se tornar um ventre disponível para que a Palavra se encarne e se cumpra, é isso o que Senhor Jesus nos pede, para sermos felizes, bem-aventurados." (Mons Angelo Spina).  

Portanto, caríssimos, se a Palavra do Senhor encontra um campo livre para a sua ação, então ela chama o indivíduo pelo nome, questiona, ilumina, aquece, vivifica e, se necessário, desafia, censura, põe em crise, sublinha vazios interiores, faz emergir medos e complexos, arrogância e covardia, causa sofrimento agudo. Porém, longe de nós ter medo da sua Palavra, ao contrário, é sábio busca-la, acolhe-la, ama-la, vive-la.  

Destarte, é sempre o Senhor que toma a iniciativa do encontro com o homem, mas este deve responder com livre e total adesão. Renovemos nosso amor e nossa humilde docilidade à Sua Palavra com esta comovente declaração de Santo Agostinho: “Volto, sedento e ansiando, à tua fonte. 

Ninguém me para; Vou beber da tua água viva e ter minha vida de volta. Porque eu não sou a vida de mim mesmo. Vivi mal e só consegui me dar a morte. Mas agora eu vivo em Ti. Fala comigo, tu és meu Mestre. Acredito piamente na Sagrada Escritura". ("Confissões", XII, 10). (Pe Ubaldo Terrinone).  

Amados irmãos e amadas irmãs, o nosso tempo neste mundo está se esgotando como se esgotou o de tantos que vieram antes de nós, por isso, aproveitemos o tempo que ainda temos dedicando-o totalmente ao Senhor Jesus e ao anúncio da sua Palavra, para a nossa salvação e a salvação de todos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox