Arquivo do blog

domingo, 15 de março de 2009

O Segredo do ser humano: Ser filho/a de Deus


Cheio de alegria e fortalecido pelas palavras do bispo, o homem de Deus levantou-se e entregou-lhe o dinheiro com as seguintes palavras: “Senhor, não só o dinheiro, que tenho das suas posses, quero devolver com o coração alegre, mas também as vestimentas.”. E dirigiu-se a uma das câmaras espiscopais, despiu toda a roupa que tinha das posses do pai e pôs o dinheiro encima da mesma. Perante o olhar do bispo, do pai e de todos os presentes saiu nu e disse: “Oiçam todos e compreendam! Até agora chamava a meu pai Petrus Bernardone; mas, porque me decidi a servir a Deus devolvo-lhe o dinheiro, pelo qual estava preocupado, e todos os vestidos que possuia dele. A partir de agora quero dizer: ”Pai nosso que estais no Ceu, já não pai Petrus Bernardone.” ... Quando o bispo pensou bem na decisão do homem, admirando o seu zelo e a sua valentia, abraçou-o e cobriu-o com o seu manto. Pois reconheceu que as suas acções se baseavam numa vontade de Deus, e apercebeu-se de que o segredo naquilo que tinha visto, não era pequeno. E assim se tornou, apartir de aí, o seu coadjutor encorajando-o e ajudando-o, estimando-o e amando-o de todo o coração. (Leg3C 20)


O representante da Igreja está representado aqui como um homem compreensivo. Se o foi realmente, é desconhecido. Tem de ser assim que o bispo compreenda Francisco cobrindo-o com o seu manto. Pois também a essência da igreja não consiste em coroa e trono, riquezas e luxos. Nesta representação positiva do bispo de Assis reside, pois, a primeira provocação.

Francisco aponta para o essencial da Igreja: a relação directa do homem com Deus. Nem ela mesma nem o pai, nem a tradição rica nem a herança da família devem intrometer-se entre os homens e Deus. O bispo, seja como ele pensar, tem de reconhecer a nudez da existência humana ante Deus, admirar “o segredo não pequeno” e pôr o manto como protecção e resguardo por cima dele.

Francisco sente-se como filho de Deus – e esta é a segunda provocação do texto: É Deus só de quem, por quem e apartir de quem ele vive. Deus é o fundamento, o único e o todo, a substância que o alimenta e mantém vivo – mais não é necessario, também não um pai terrestre.

Até tem de se dizer o seguinte: só no momento em que Deus se torna completamente tudo na vida dum ser humano, o mesmo converte-se realmente em ser humano.

Perguntas
  1. Onde viste representantes da Igreja que se apresentaram como o bispo de Assis no texto acima?
  2. Como descreverias o segredo da tua vida?
  3. Como poderia ser actualizado o segredo de se ser o filho de Deus para tí próprio e para o nosso tempo?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox