Mensagem do quinto seminário franciscano internacional de solidariedade
Janeiro de 2009 – Belém do Pará, Amazônia Brasileira
Qual é o alento que dá impulso às nossas vidas?
Nós, participantes do quinto Seminário Internacional Franciscano de Solidariedade, vindos de quatro continentes e 15 países, reunimo-nos do dia 17 de Janeiro a 01 de Fevereiro em Belém do Pará, na Amazônia Brasileira, sede do nono Fórum Social Mundial. Informamos mutuamente sobre a realidade de cada um dos nossos países refletindo juntos sobre as nossas vidas como franciscanas e franciscanos. Partindo desta experiência, dirigimo-nos a vocês todos com as seguintes palavras.
O sistema capitalista na sua forma neo-liberal avança cada vez mais na direção duma crise estrutural profunda. Testemunhamos uma crise de civilização que se expressa nas crises econômico-financeira, ambiental, alimentar e energética ameaçando a sobrevivência da espécie humana.
Sentimo-nos fortalecidos pelos novos paradigmas que se experimentam no mundo, sobretudo na América Latina. São para nós sinais de esperança encorajando-nos a engajar-nos ao lado dos pobres, na defesa da vida em prol da paz e da justiça ambiental.
Na crise surgem também oportunidades:
· novos governos, apoiados pelo povo, são instaurados em vários países da América Latina;
· são construídos novos processos de integração econômica marcados por solidariedade e equidade;
· Os povos ancestrais indígenas e afro-descendentes organizam-se e, com a sua cosmovisão oferecem-nos alternativas civilizatórias e de compreensão do mundo quando nos lembram que nós não somos o centro do universo, mas parte dele;
· emerge com um maior elã o movimento global que nos conclama para outro mundo possível.
Essas chances confirmam a nossa certeza de que existem realmente alternativas sustentáveis e viáveis nas quais participam, muitas vezes, também franciscanas e franciscanos.
Revivemos a memória da convocação do Concílio Vaticano II, feita por João XXIII há 50 anos, com a sua idéia duma Igreja dos pobres. Celebramos esta memória no contexto dos 800 anos do movimento “francisclariano” que nos encoraja ao projeto duma vida solidária. Nós nos comprometemos a relançar, com maior força e convicção, este espírito de transformação e renovação.
“Eis que vou fazer uma obra nova: ela está a começar agora, e vós não a vedes?” (Is 43,19)
“Que todos se levantem. Que ninguém fique atrás” (Popol Vuh, livro sagrado do povo Maya)
Paz e bem!
Extraído de http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/cbcmf-news/2009/2009_03_News.shtml acesso em 25 dez. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário