Arquivo do blog

terça-feira, 17 de março de 2009

SENTIMENTO & AMOR

SENTIMENTO & AMOR

Puro sentimento é aquele que nasce da nossa comunhão com Deus; quando na vida buscamos preencher os vazios de nossas almas com o perceptível aos nossos olhos, no mais das vezes, ficamos como que a ver navios, porque nossos sentidos são falhos e todo sentimento gerado pelo perceptível aos nossos olhos passam mais que depressa.

Fora da graça de Deus, não existe sentimento bom duradouro, porque só Deus é Bom e Fonte de todo Bem. Assim como a luz não se acendo sem estar ligada à fonte geradora que alimenta o brilho de sua iluminação; de igual modo, sem a graça santificante do amor de Deus nada podemos, somos apenas lâmpadas sem brilho algum. “Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8.12).

Todo sentimento precisa de cultivo e cuidado adequados para perdurar; não podemos esquecer que a Fonte Geradora da vida é Deus e somente Ele: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado”. (Jo 15,1-3).

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15,4-5).

Os sentimentos passam, o amor não; então, nunca confundamos amor com sentimentos, porque o amor vai muito mais além, visto que o amor é a razão de ser da vida, pois o amor é imortal, nasce de Deus e se confunde com o próprio Deus. Quando amamos conforme Deus nos ensina, significa dizer que Deus mesmo alimenta esse amor; por isso, precisamos amar a Deus acima de todas as coisas e com todas as nossas forças; e amar-nos uns aos outros como a nós mesmos.

VEJAMOS AS FORMAS DE AMOR

AMOR CONJUGAL

O amor conjugal é vocação, chamado que Deus faz aos seus filhos e filhas para se unirem por meio de sua benção e assim se tornarem uma só carne. Ora, esse "amor conjugal comporta uma totalidade na qual entram todos os componentes da pessoa - apelo do corpo e do instinto, força do sentimento e da afetividade, aspiração do espírito e da vontade; O amor conjugal dirige-se a uma unidade profundamente pessoal, aquela que, para além da união numa só carne, conduz a um só coração e a uma só alma; ele exige a indissolubilidade e a fidelidade da doação recíproca definitiva e abre-se à fecundidade". (CIC § 1643). Embora esse amor seja temporal, isto é, até que a morte os separe, os frutos que dele brotam perduram no tempo e por toda a eternidade na prole gerada pela união física-sacramental.

AMOR AMIZADE

O amor amizade é fruto dos laços afetivos que cultivamos junto àqueles com quem convivemos; é amor sem apego ou exigências, não é preenchimento de carências ou algo sufocante, pelo contrário ele é solidário e serviçal, pronto até pra dar a vida por seus amigos em defesa de suas vidas e do seu bem estar. Vejamos o que diz a Sagrada Escritura sobre esse amor: “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão”. (Pr 17,17).

E ainda: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. (Eclo 6,14-17).

AMOR CARITATIVO-FRATERNAL

É esse amor vivido e praticado nas mais diversas camadas de nossa sociedade; seja nas campanhas solidárias diante das inúmeras tragédias que se abatem sobre nossa frágil humanidade; seja também pelos mais diversos órgãos ou instituições que assistem os mais necessitados em suas deficiências de ordem material, médica-psicológica e até mesmo jurídica. Seja ainda em nossas comunidades religiosas nas mais diversas pastorais solidárias. É como São Paulo ensina: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé”. (Gal 6,9-10).

E tem mais, em todas assas formas nas quais o amor se revela, tem que sobressair o respeito mútuo profundo como força motriz vinda do próprio Amor, impregnando nossos sentimentos, nos dando a certeza da abundante felicidade que nos une.

Portanto, sentimento é sentimento; mais que sentimento, o amor purifica todo o nosso ser e tudo o que somos, para que os nossos sentimentos sejam sempre nobres e capazes de todo o bem.

Paz e Bem!
Frei Fernando,OFMConv.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox