Arquivo do blog

quinta-feira, 5 de março de 2009

A Sensibilidade pela Presença do Crucificado

Mas, quando saiu da igreja, encontrou o sacerdote sentado ao lado da mesma, meteu a mão na bolsa e entregou-lhe uma soma significativa de dinheiro dizendo: “Peço-te, senhor, que compres azeite e deixes a lâmpada sempre acesa diante daquele crucifixo; e se o dinheiro tiver acabado vou dar-te outra vez tanto quanto for necessário.” (Leg3C)
Esta história demonstra uma verdadeira sensibilidade de Francisco de Assis pelo sagrado.

Sai da igreja de San Damiano que está a desmoronar-se - um lugar sagrado que, devido à negligência dos homens, tinha perdido importância. Encontra um sacerdote inativo que está ordenado para o sagrado – um portador do sagrado, que, devido ao fato de que os homens se esqueceram de Deus, já não tem nada que fazer. E ele mete a mão na bolsa para devolver uma importância substancial ao lugar do sagrado. Diante da imagem do crucificado deve arder azeite, o sagrado deve receber a atenção: adoração, devoção, meditação – para que o sagrado transforme o mundo. Quem foi crucificado então deve intrometer-se nos corações dos homens para que estes, por sua vez, sejam misericordiosos e abram os seus corações. O amor de Deus espera a resposta do amor pelo homem.

Esta sensibilidade pelo sagrado, pelo sacro, é duma importância permanente. Temos de nos perguntar hoje se não sofremos com a perda do sacro. Esta perda poderia tanto apontar para como originar a crise da fé: “O sacro chegou a ser um bem extremamente escasso e portanto valioso. A crise dramática do cristianismo na Europa Ocidental é uma conseqüência do empauperamento sacral e não vice versa.” (Nordhofen).

Perguntas:
  1. O que significam para mim sinais, locais, símbolos sagrados?
  2. Qual a minha opinião em relação à tese de que temos hoje uma falta de coisas sagradas?
  3. Qual ação concreta minha é estimulada pela atitude de Francisco?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox